sábado, 15 de agosto de 2015

Lançamento Êxodo - A Saga do Ouro Azul



Dia 25-07-15 foi comemorado o Dia do Escritor

Esse ano, porém, ele foi muito especial para Clóvis M. Fajardo, que escolheu essa data para o lançamento do seu 1º livro Êxodo - A Saga do Ouro Azul (Editora Autografia. 90 páginas - R$30,00)


O evento foi realizado em Praia Grande, cidade onde vive o autor e também palco de um dos seus 8 contos que compõe  a obra.  Esse é o primeiro livro do autor que chega mostrando talento e ousadia ao abordar um tema tão atual e preocupante que é a falta da água. Em uma série de oito contos que se cruzam, o autor retrata  retrata o futuro do Brasil em 2065 vivendo numa situação extrema sem água. O livro trata esse tema, bem como o consumo capitalista e o controle da água pelas superpotências e também o desespero humano. No Brasil um apagão geral deu início ao êxodo urbano desencadeando uma guerra pela água. Os dois últimos contos do livro, "Guerra Azul" e "Tudo Termina Aqui" retratam exatamente o que seria uma guerra pela água num cenário bem conhecido: Praia Grande. Mas o livro vai além das questões ambientais e capitalistas, aborda também com uma linguagem própria que beira a poesia, os sentimentos humanos, desde o nascimento de um bebê à solidão de um deserto. O livro está recheado de citações bíblicas e demonstra em cada conto que no futuro só sobrevive quem tem fé.


 O evento de lançamento e noite de autógrafos contou com o apoio dos jornais da região (Litoral Paulista) TV Santa Cecília e Jornal Estrela do Litoral. O autor recebeu seus convidados, que mesmo com frio e chuva comparecerem para prestigiar esse momento.



 Clóvis ainda os presenteou com um copo de água personalizado com a capa do livro. Na decoração do local, foi montada uma mesa com alguns elementos presentes no livro, como uma mochila velha rasgada, uma Bíblia antiga, uma vela e um frasco de vitaminas, todos objetos presentes no livro. 


Certamente, foi um dia memorável para todos que estiveram presentes, principalmente para o autor.



ALGUNS TRECHOS DO LIVRO 
nos CARTAZES NA PAREDE


"Estamos apenas no começo da crise.
O pior ainda não aconteceu".

"Sob a luz trépida da fogueira,
eu lia algumas páginas da quase esquecida, empoeirada e rasgada Bíblia".

"Carregando nas costas, numa mochila desgastada e remendada, os últimos dois litros de água que encontrara".

"Ela agachou pegando um objeto que brilhava no escuro".

"uma vela valente, lutando solitariamente, tentava  manter acesa a esperança".


 









O AUTOR - Clóvis M. Fajardo tem 28 anos, é formado em Letras, atua como professor de Língua Portuguesa na rede pública. Foi premiado na categoria poemas no 1° Concurso Literário de Praia Grande (2015). Publicou nos livros Prática de Escrita – a poesia: um estímulo à percepção e à criatividade (2006); Caleidoscópio – Antologia de poemas (2006), Névoa – contos sobrenaturais de suspense e de terror (2013), e Sede: Contos distópicos sobre um futuro sem água (2015), todos da Editora Andross. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o ÊXODO pelo WattPad