quinta-feira, 25 de junho de 2015

Papa diz temer guerra pela água ainda neste século.

Na quinta-feira dia 18 de junho, o Papa Francisco publicou sua encíclica sobre o meio ambiente. É notável que esse documento despertou a atenção do mundo abordando um tema que vai além de questões religiosas, mas que se choca com os interesses capitalistas. Além disso, o pontífice usou uma expressão que deixou o mundo em alerta, ao dizer que teme uma guerra pela água ainda neste século.
Ainda no referido documento, o Papa Francisco culpa a "humanidade" pelo aquecimento do planeta e ainda afirma temer que o controle pela água por parte das grandes empresas mundiais possa ser o pivô de uma nova guerra ainda neste século.

 "É previsível que, frente ao esgotamento de alguns recursos, seja criado gradualmente um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas de reivindicações nobres. E que o controle da água por parte de grandes empresas mundiais se converta em uma das principais fontes de conflitos deste século", escreveu o pontífice, que viveu na Argentina, sua terra natal, que já viveu tensões sociais pela privatização da água.




“A humanidade está convocada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo”, escreveu o Papa, que acusa a “política e as empresas de não estarem à altura dos desafios mundiais”, depois de terem feito um “uso irresponsável dos bens que Deus colocou na Terra”.





No Brasil o livro Êxodo - A Saga do OuroAzul, já antecipava esse tema. O livro que tem previsão de lançamento em agosto deste ano (2015) e é notícia do portal Band.com se encaixa perfeitamente na declaração do Papa Francisco. O livro que é uma série de 8 contos retrata o futuro do Brasil numa situação extrema, sem água. O livro trata esse tema, bem como o consumo capitalista e o controle da água pelas superpotências. Os dois últimos contos do livro, "Guerra Azul" e "Tudo Termina Aqui" retratam exatamente o que seria uma guerra pela água. O livro será lançado em agosto pela Editora Autografia, mas já está disponível para pré-venda no site da editora.

Assim, como o Papa diz, o livro também demonstra preocupação não só com o futuro da humanidade, mas também com questões de fé. Na encíclica o Papa ainda diz: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós”.




Após uma reflexão consistente, Francisco concluiu a encíclica com duas orações, sendo uma delas pela terra, oração comum que todos que acreditam em Deus Criador podem fazer; e uma oração cristã, para que os fiéis saibam assumir os compromissos para com a criação.
Como se vê, a crise hídrica não é só uma questão da natureza, restrita ao Brasil, mas um problema muito maior que desperta o interesse dos grandes líderes mundiais, sejam eles políticos ou religiosos, pois no final, somos todos dependentes da água, e ela é a fonte da vida.


LINKS DE REFERÊNCIAS:
 Canção Nova

Radar 58

Portal G1

Band.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o ÊXODO pelo WattPad